Números de DDD não utilizados atualmente no Brasil
O Brasil possui vários números de DDD que não são utilizados no momento por não haver necessidade, embora possam ser ativados caso seja preciso ou em alguma situação atípica.
Por isso é comum dizermos que eles estão em “reserva técnica”, onde o sistema de telefonia já possui previsão de utilização destes, mas os usará apenas quando for oportuno.
Lista dos DDDs não utilizados
A seguir você poderá ver a lista com todos os números de DDD que não estão ativos no momento, portanto não cobrem nenhuma região e, por isso, não podem ser utilizados em chamadas interurbanas.
- DDD 10
- DDD 20
- DDD 23
- DDD 25
- DDD 26
- DDD 29
- DDD 30
- DDD 36
- DDD 39
- DDD 40
- DDD 50
- DDD 52
- DDD 56
- DDD 57
- DDD 58
- DDD 59
- DDD 60
- DDD 70
- DDD 72
- DDD 76
- DDD 78
- DDD 80
- DDD 90
Prefixos especiais
Algumas pessoas fazem confusão e acham que alguns destes DDDs existem por causa dos prefixos especiais do nosso sistema de telefonia.
Isso se deve ao fato destes prefixos possuírem similaridades com o sistema de DDD por iniciarem com 0 e, depois, vir o restante do número, mas eles somente são usados em casos específicos:
- 0300: números que possuem tarifa nacional única e o valor da ligação é o mesmo de qualquer lugar do país.
- 0500: registro disponível somente para doações a ONGs e entidades filantrópicas como Teleton, Unicef e Criança Esperança com custo de chamada fixo.
- 0800: o recebedor da chamada é quem paga pela ligação, sendo gratuita para quem ligar.
- 0900: a pessoa que ligar para um número com este prefixo pagará pela ligação e pelo serviço oferecido.
Claro que esta é uma explicação rasa sobre estes termos, mas já dá pra você ter uma ideia da diferença entre eles.
Confusão com DDI
Também é possível haver confusão com alguns números de DDI existentes, mas estes somente são usados em chamadas internacionais entre países.
O DDI 30, por exemplo, é da Grécia, enquanto que o DDD 30 não é sequer usado no Brasil, por isso é preciso estar atento a esta questão além dos prefixos especiais que podem ser vistos mais acima.
Considerações finais
Existem vários números de DDD que não são utilizados atualmente no Brasil, porém podem ser ativados caso haja necessidade técnica de fazê-lo ou em situações extraordinárias.
Ao receber uma ligação devemos analisar com cuidado o número, pois nem sempre conseguiremos identificar o DDD para que possamos saber de onde é a chamada.
Na página inicial do nosso site poderá ver a lista de códigos DDD com todos os prefixos válidos no país, além de ter acesso a informações precisas sobre a qual estado pertence determinado DDD. Por isso sugerimos que a acesse caso queira saber estas informações.